Existem muitos mitos quando se trata de emagrecimento. O que muitos chamam de emagrecedores, normalmente são alimentos funcionais que regularizam todo funcionamento de nosso organismo.
Eu sempre tive a concepção que o limão ajudava mais por ser rico em vitamina C, que combate os radicais livres e por ser um aliado do metabolismo. Engano o meu.
Depois que muitos começaram a perguntar sobre o limão resolvi pesquisar mais a fundo. E para minha surpresa o limão tem muito mais propriedades benéficas que eu poderia imaginar.
No livro O poder da cura do limão, escrito pela química Conceição Trucom, da editora Alaúdi, é uma prova disso. Ela é uma estudiosa, que a mais de 10 anos vem pesquisando sobre essa fruta tão rica e que pode nos ajudar tanto.
Benefícios do limão
O limão além do muito conhecido poder de ajudar contra o resfriado por ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, ele age como um intensificador das propriedades de outros alimentos, desintoxica todo o organismo. O que facilita todo seu funcionamento. Além de vitamina C, o limão possui cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B.
O limão auxilia quem está com problemas de cistite, cálculo renal e no tratamento de enxaqueca – isso porque ele é diurético. Purifica o sangue, tanto que ele faz o mesmo papel do AAS para quem é cardíaco. É um excelente diurético, é anti-febril, é usado também no tratamento da artrite e gota. Ou seja derrubando também o mito de que o consumo dele pode ralear o sangue.
E a acidez do limão não faz mal?
Cientificamente NÃO, para espanto meu que sempre achei que sim, poderia fazer mal. Mas a depois da explicação da química Conceição Trucom, descobri que ele é ácido enquanto ainda está na boca (outro motivo da indicação do canudinho ao tomar o suco).
Depois de ingerido o ácido cítrico se combina com sais minerais e torna alcalino. ou seja não fará mal ao estômago.
Além disso pode ser um grande aliado contra outros grandes males como:
* O suco do limão quando aplicado diretamente sobre o local da dar, no caso de dor de dente, pode ajudar a aliviar essa dor.
* O sumo de limão pode ser aplicado diretamente sobre acnes e eczemas, em seguida, remova com água com azeite. Importante: não saia no sol pois, pode causar manchas.
* O suco também é bom para a remoção de cravos pretos, sardas e rugas.
* Pode dar volume e brilho ao seu cabelo. Aplicando nos cabelos após a lavagem, mas deve-se evitar o sol também, deixe secar bem, naturalmente, depois lave novamente para retirar o suco.
* Suco de limão ajuda a prevenir e curar osteoartrite.
* Suco de limão auxilia na prevenção do desenvolvimento e progressão da aterosclerose.
* Ajuda a prevenir e combater diabetes.
* Suco de limão é um excelente tônico para o fígado.
* O sumo de limão destrói as bactérias nocivas encontradas nos cortes e outras áreas de infecção, sendo assim um ótimo anti-séptico natural
Emagrecimento
Em seu livro O poder da cura do limão, Conceição explica como se usar os benefícios da fruta e ainda detalha a Terapia cítrica, ou popularmente chamada de Dieta do limão.
Antes de mais nada vamos esclarecer, o limão não é um emagrecedor, ele age em todo organismo facilitando o emagrecimento. Não existe maneiras de prever seu emagrecimento, pois isto é uma Terapia desintoxicante e não exatamente uma dieta. Ela pode ser Leve ou intensiva.
Como todos somos diferentes uns dos outros, pode acontecer de algumas pessoas ter menos tolerância ao limão.
Cada pessoa tem um nível de intoxicação que devemos respeitar. Se pessoa está muito intoxicada e logo no começo do tratamento pode sentir mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarreia ou indisposição geral.
Neste caso, o indicado é respeitar o corpo, e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Se os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na sequência prescrita pela Terapia Intensiva ou Leve. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo. Se ainda assim permanecer, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero.
Terapia Leve
Indicado para pessoas que nunca fizeram essa terapia, pessoas com o organismo bastante intoxicado e pessoas com mais de 50 anos, quando existe elevada possibilidade de elevado nível de intoxicação e acidez no sangue.
Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.
A Terapia Leve pode ser de 5, 7, 9 ou 11 dias.
Exemplo: Terapia Leve de 5 dias.
Iniciar com o consumo de 1 limão, no segundo dia são 2 limões, e no terceiro dia são 3 limões. No quarto dia reduzir para 2 limões e, finalmente, 1 limão no quinto dia. Totalizando 9 limões.
O interessante da prática da Terapia Leve é que este tratamento breve pode ser repetido na sequência e se transformar em 10, 15 ou 20 dias. Por exemplo, se a terapia de 5 dias for repetida sucessivamente por 4 vezes, se tornará uma terapia de 20 dias. Não é necessário pausas.
Terapia Intensiva
O já conhecido esquema de aumento gradativo do limão, é usado por 19 dias sendo:
1º- 1 limão = 30 ml
2º – 2 limões = 60 ml
3º – 3 limões = 90 ml
4º – 4 limões = 120 ml
5º – 5 limões = 150 ml
6º – 6 limões = 180 ml
7º – 7 limões = 210 ml
8º – 8 limões = 240 ml
9º – 9 limões = 270 ml
10º – 10 limões = 300 ml
11º – 9 limões = 270 ml
12º – 8 limões = 240 ml
13º – 7 limões = 210 ml
14º – 6 limões = 180 ml
15º – 5 limões = 150 ml
16º – 4 limões = 120 ml
17º – 3 limões = 90 ml
18º – 2 limões = 60 ml
19º – 1limão = 30 ml